NEUROSCIENCIAS & EDUCAÇÃO

As recentes pesquisas em neurociêncas têm permitdo uma melhor compreensão da cognição humana e têm revelado as propriedade básicas dos circuitos neurais para a linguagem oral e escrita, para o cálculo aritmético. As pesquisas têm permitido também uma melhor caracterização da criança hiperativa, desatenta e/ou impulsiva pois tem mostrado que esses comportamento depende tanto da genética dos sistemas de Dopamina e Serotonina, como de condições adversas durante a gravides.

A técnica de mapeamento cogonitivo cerebral desenvolvido pela EINA tem permitido um estudo do desenvolvimento neurocognitivo da criança em idade escolar (Educação Infantil e Ensino Fundamental), que associado a um projeto pedagógico que utiliza atividades educacionais informatizadas tem permitido uma série de estudos sobre o desenvolvimento escolar de crianças normais, portadoras de distúrbios de aprendizagem ou deficiências cognitivas sérias. Esses trabalhos têm recebido o apoio financeiro da FAPESP (Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa).

Mais informações podem ser obtidas no site www.enscer.com.br.

Rocha et al. (2009) A Neuroeconomic modeling of Attention-Deficit/Hiperactive Disorder (ADHD). J. Biological Systems, 17:597-621